Dicas para a organização financeira de micro e pequenas empresas

Dicas para a organização financeira de micro e pequenas empresas - Imagem 1

É muito comum nos dias de hoje encontrarmos empresários que não têm um controle financeiro adequado à realidade de sua empresa, ou que não sabem o valor que irão receber no dia a dia do seu negócio. Isso acontece muito por estarem preocupados com as vendas ou produção de seus bens e serviços, deixando de lado a gestão financeira.

 

Diante desse cenário, deixamos algumas dicas para os empresários:

 

 

1 - Organização

A primeira dica é a organização: mantenha suas contas de recebimento e pagamento separadas. Isso gera uma grande economia de tempo e erros que possam acontecer. Tenha disciplina!

 

2 - Separe as contas pessoais

É muito comum ver empresários pagando contas da pessoa física como pessoa jurídica e vice-versa. É preciso ter muita atenção: não é porque você é o dono do negócio que suas contas pessoais serão pagas pela empresa. As contas pessoais devem ser pagas com o lucro gerado pela pessoa jurídica.

 

3 - Fluxo de caixa

É preciso controlar as entradas e saídas de dinheiro da sua empresa, conhecer as dívidas de curto ou longo prazo. Isso te ajudará a ter uma visão financeira do seu negócio.

 

4 - Sistema de software

As novas tecnologias permitem que o empresário possa tornar seu gerenciamento mais rápido, ágil e eficaz. Não só com a emissão de notas fiscais, mas como controlar seu estoque, identificar onde a empresa está tendo lucro ou prejuízo, controlar suas contas a pagar e a receber, entre outras.

 

5 - Capital de giro

Ao abrir uma empresa é preciso ter em mente o capital de giro para que seu negócio possa fluir com tranqüilidade, e sem riscos de depender de capital de instituição financeira. Garantindo, assim, sua existência mesmo quando a empresa não está gerando lucros.

 

6 - Planejamento tributário

Uma conversa com seu contador para que possam definir o melhor regime tributário para sua empresa, levando em conta o tipo de negócio e faturamento do mesmo.

 

7 - Conte com um bom contador

O processo contábil de cada empresa tem suas particularidades e variáveis, por isso procure um bom contador antes de iniciar seu negócio para que ele possa te auxiliar.

 

A MB Contabilidade está no mercado há 50 anos e possui profissionais qualificados para te atender em todo esse processo. Quer abrir sua empresa? Estamos à disposição para atender as necessidades de cada cliente, fazer uma simulação para sua empresa e tirar quaisquer dúvidas! Entre em contato conosco caso queira contratar nossos serviços ou fazer alguma solicitação!